A chuvas de Manaus


“INMET publica aviso iniciando em: 25/02/2023 10:35. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.” esse é o aviso que temos para este fim de semana.

Manaus enfrenta um dos invernos mais chuvosos que temos memória. Não lembro de chover tanto em um fevereiro quanto choveu este ano. Todo dia é água que não acaba mais.

Junto a esse volume exagerado de precipitações, vem os problemas. Como Manaus é uma cidade que carece de infraestrutura, toda vez que cai uma aguinha a mais é um Deus nos acuda. Falta energia, alagam as ruas, o trânsito, que já é caótico, vira um pandemônio, e tem as tragédias nas áreas de risco! E tome ruas e casa alagadas, o povo perdendo seu móveis e imóveis e muitas vezes, a própria vida.


Todo ano é a mesma coisa. Os igarapés transbordam, os bueiros entopem, e a cidade sofre. Será que seria tão difícil para os órgãos competentes se adiantarem e pelo menos minimizarem as perdas? Como todo ano é a mesma coisa, por que não prevenir?

Claro, a população também tem que fazer sua parte. Sabemos que o problema de moradia é sério e sinceramente, não nos cabe julgar quem está tentando sobreviver, mas a questão do lixo, isso dá pra fazer alguma coisa. São tantas campanhas, todo mundo sabe como descartar o lixo de forma consciente, e a Prefeitura, justiça seja feita, nesse quesito trabalha bem. As coletas não falham e o descarte de grandes objetos pode ser inclusive agendado por whatsapp. Parabéns!

Mais informações em: https://semulsp.manaus.am.gov.br/servicos/


Façamos nossa parte e vamos ver se nossa cidade consegue entrar no século 21!

É isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *