Olá.
Dirijo há muitos anos em Manaus e de uns tempos para cá a coisa foi ficando pior.
Nosso trânsito anda uma loucura, com excesso de veículos, de todos os tipos, e muita confusão nas sinalizações. Ainda temos que aguentar o mal-humor e a falta de educação de alguns “motoristas”.
Quem tem que trabalhar no trânsito sofre um estresse terrível! Algumas vias são intransitáveis e o engarrafamento não escolhe nem dia, muito menos horário, e nesse começo de ano, em pleno inverno amazônico, tá um caos! E antes que me esqueça, os “motoristas” mal-educados, são aqueles que tornam o ato de dirigir ainda pior, com fechadas, pressa, buzinada no lombo e a pior parte, a “esperteza” de entrar na contramão e lascar a vida de quem segue as regras!
Nossa cidade, maior PIB do Norte e 8º maior PIB do Brasil, tem um serviço de transporte público que beira a piada. Em pleno século 21, ainda não temos meios de transporte alternativo, somente o ônibus. Alguns corajosos ainda nos oferecem o UBER/99 (e outros), mas com os preços abusivos dos combustíveis e nosso velho amigo “engarrafamento”, nem sempre vale a pena. Ah, ía esquecendo, temos os “amarelinhos” na Zona Leste e os Alternativos, mas são apenas paliativos.
Lembro que durante a escolha de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, pulei de alegria, achava que enfim teríamos nosso tão sonhado e merecido metrô, quanta inocência! Nossos governantes nos enganaram na maior cara-de-pau. Nunca sequer pensaram em nos dar um meio de transporte digno.
Entra ano e sai ano e ninguém se compromete em mudar a situação. Só as velhas desculpas de quem não precisa usar o transporte público, porque tem carros com ar-condicionado e motorista particular, tudo pago com nosso dinheiro, nós os pagadores de impostos!
Manaus, “Paris dos Trópicos”, com um forte parque industrial e destino de milhares de turistas por ano, não temos o direito de ter um transporte público decente!
Não tenho respostas para a solução desse problema, apenas a esperança que um dia, consigamos eleger alguém que realmente queira atacar esse mal de frente e assim fazer valer nosso direito.
Estamos de Olho!