É meu povo, não tá fácil a vida em Manaus, e para quem dirige, seja eventualmente ou profissionalmente, a coisa tá cada vez pior! Não bastam os postos se juntarem e aumentarem a gasolina em 1 real, e olha que a Petrobras ainda anunciou uma redução de preço, ainda temos que aguentar os quilométricos engarrafamentos que acontecem sem um motivo aparente.
Ontem, dia 02/03/2023, a cidade travou. Uma parte é por causa da chuva, aliás esse é um fenômeno interessante, basta chover e o trânsito para, isso é impressionante! Bom, voltando aos nossos “amados” engarrafamentos, eles acontecem sem hora determinada. Antes eram pela manhã e no fim da tarde, agora, a todo instante!
Junto aos engarrafamentos, ainda tem a total falta de educação de alguns motoristas. Hora são as motos, que passam nos corredores buzinando, não para lhe alertar e sim para que você dê preferência para elas. Os motoqueiros, não todos, mas uma boa parte, não respeitam nada, nem mesmo a faixa de pedestres. É raro você ver um parar, acontece, mas é raro. Geralmente passam à toda e sempre vemos acidentes aqui na cidade, muitas vezes com vítimas fatais. Os motoristas também dão sua contribuição para o quadro. Alguns querem ser mais importantes ou espertos e entram na contramão, sobem pela calçada, fazem de tudo para ter vantagem no espaço e ganhar alguns míseros minutos. Além disso, não dão passagem, travam os cruzamentos, enfim, um inferno! Claro, existem exceções, e deixo aqui os parabéns para esses abnegados respeitadores do espaço e do direito alheio. Que se multipliquem Senhor, amém!
Todos precisamos fazer nossa parte, com educação e prudência. A cortesia é uma qualidade que ajudaria demais na convivência. E por favor, antes que eu esqueça, NÃO USEM CELULAR AO VOLANTE. Tenham amor à vida, à sua e a dos outros. Isso virou uma praga, vejo pessoas que não conseguem dirigir sem olhar o celular, mesmo quando não toca, basta parar, ou no sinal ou no engarrafamento e o abençoado(a) já saca o bendito celular pra se distrair. Qual o sentido disso? De atrapalhar, e pior, arriscar sofrer ou causar um acidente?
Claro que esse número monstruoso de carros circulando seria bem menor se tivéssemos um sistema de transporte público descente. Sou um defensor do metrô ou trem de superfície. Sendo uma das cidades mais ricas do país, uma das mais populosas, por que ainda não colocaram isso nas prioridades? Se eu fosse prefeito ou governador, já teria começado!
É isso!