Uma vaquinha virtual feita para ajudar a amazonense Rilary Castro, de 18 anos, que tirou nota mil na redação do Enem 2022, já arrecadou mais de R$ 102 mil nas primeiras horas da campanha. A ação iniciou nesta sexta-feira (24).
A estudante é da Escola Estadual Tereza dos Santos, no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) e está ente os 24 alunos da rede pública de todo o Brasil a alcançar a nota 1000 na redação do Enem.
Segundo os organizadores da ação, mesmo antes de fazer a prova do Enem, Rilary sabia que não poderia começar a estudar de forma imediata na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), uma vez que a faculdade fica a mais de cinco horas do município onde ela mora com a família.
A arrecadação é para custear o material didático do curso de engenharia civil, para o qual Rilary vai se matricular.
O dinheiro, segundo os organizadores da ação, também é para que ela consiga se manter nos cincos anos de duração do curso, mesmo já tendo ganho abrigo estudantil, ofertado pela própria universidade.
Além disso, a própria Ufam já também se pronunciou através de nota se prontificando em ajudar a estudante.
No site da UFAM, o Daest parabeniza Rilary e informa que o departamento dispõe de editais de apoio àqueles universitários em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio-acadêmico, auxílio-moradia, auxílio-residência universitária, auxílio-inclusão digital, auxílio-creche e auxílio-material acadêmico de alto custo, com o objetivo de garantir a permanência do discente na universidade.
A UFAM tem nove Restaurantes Universitários (Rus) que oferecem refeição subsidiada à comunidade discente e gratuidade no café, almoço e jantar aos alunos que recebam os auxílios da instituição.
Fontes: G1
É por isso que eu sempre digo, a única coisa que pode mudar verdadeiramente o futuro de uma pessoa é o estudo. Quando nossos políticos pararem com a briga de egos e a roubalheira, e investirem em educação, ninguém vai segurar nosso país. Olha o que fazemos sem apoio, imagina com condições!
É isso!